POR QUE EMPRESAS INOVADORAS GANHAM MUITO DINHEIRO

É fácil perceber que as empresas que lideram a lista de mais valiosas do mundo também estão nas primeiras posições de rankings mundiais de inovação. Por que essas empresas conseguem ganhar muito dinheiro? Como a inovação está ligada a ganhos financeiros para um negócio?

São Paulo, SP (DINO19/09/2017 

Muitos empresários ou donos de PME’s não acreditam que inovação pode trazer mais faturamento para sua empresa porque tem uma visão errada sobre o que de fato é inovação. Isso acontece porque costumamos confundir descoberta, invenção e inovação. 

A descoberta é um fato físico ou científico reconhecido socialmente. Por exemplo: descobriram que existe sal na água do mar, descobriram um novo planeta, o Brasil foi descoberto em 1.500 d.C. A invenção é um construto físico ou intelectual, geralmente resultada em um protótipo. Por exemplo: a lâmpada, a bicicleta e o 14-bis.

Já inovação é algo que está ligado ao mercado. É um conceito econômico, você precisa produzir e vender. Tem que ser algo novo e que vai pro mercado, que pode produzir um negócio. 

Segundo o manual de Oslo o conceito de inovação está relacionado a mudanças que possuem (1) resultados incertos, (2) envolvem investimento, (3) que utilizam conhecimento novo ou novo uso de conhecimento e que (4) visam oferecer uma vantagem competitiva para a empresa.

Porém as empresas mais inovadoras do mundo dão um passo além. Elas conseguem ganhar muito dinheiro porque fogem da “concorrência perfeita” e criam um “monopólio criativo”.

A “concorrência perfeita" acontece quando a oferta do produtor atende à demanda do consumidor. Toda empresa em um mercado competitivo é indiferenciada e vende os mesmo produtos. Como nenhuma empresa possui qualquer poder de mercado, todas precisam vender ao preço que o mercado determina. Sob a concorrência perfeita, no longo prazo nenhuma empresa obtêm lucro econômico.

Já “monopólio criativo” é todo tipo de empresa que é tão boa no que faz que nenhuma outra consegue oferecer um substituto próximo. Quando você oferece algo tão bom pro mercado que nenhuma empresa consegue chegar perto você criou um espécie de monopólio. Você criou um serviço ou produto tão diferenciado que os clientes ficam satisfeitos por enfim terem a opção de pagar mais caro para obter algo de qualidade.

É por isso que empresas inovadoras ganham tanto dinheiro. Elas ganham apenas porque tem poder para definir seus lucros porque tem um valor único que ninguém mais consegue oferecer. 

Você não precisa ser uma gigante da tecnologia para ter um monopólio criativo, não precisa nem ter um departamento de P&D ou gastar milhares de reais em inovação. Nós do empresainovadora.com.br buscamos todos os dias fazer com que centenas de pequenas e médias empresas ao redor do Brasil sejam mais inovadoras e consigam ter um fator diferencial tão grande a ponto de serem únicas para seus clientes.

Se você é empresário e quer ter uma empresa inovadora eu queria te convidar a fazer o diagnóstico de inovação da sua empresa. É bem simples e gratuito, você só precisa responder algumas perguntas sobre sua empresa para descobrir o grau de inovação dela.

Basta acessar http://empresainovadora.com.br para fazer o diagnóstico agora mesmo. Você vai descobrir o que pensam as empresas mais inovadoras do mundo a respeito de 15 assuntos relacionados a gestão empresarial.

Esse é seu primeiro passo para deixar sua empresa mais inovadora e construir seu próprio monopólio criativo. Para Peter Thiel, um dos fundadores do PayPal, “O monopólio é a condição de todo negócio bem-sucedido”, e ele começa através da inovação.




Comentários