RESILIÊNCIA - A CAPACIDADE DE LIDAR COM PROBLEMAS, SUPERAR OBSTÁCULOS E RESISTIR ÀS PRESSÕES

A palavra, ou termo resiliência, provém do latim resiliens que significa voltar ao estado normal, isto é, depois de algo ou alguém sofrer uma mutação, emerge uma força natural que faz com que aquela pessoa, situação, ou mesmo algo da natureza, volte ao seu estado normal, isto é, a sua condição de antes.

São Paulo, SP (DINO20/09/2017 

Creio que você já ouviu a palavra “resiliência”. Se ainda não, trato agora de elucidá-la, buscando esclarecer esse termo que entrou em evidência nas últimas décadas, embora seja um conceito antigo. 

Como acontece com muitas expressões, resiliência voltou a ser tratada nos últimos anos em diversas áreas, sobretudo na área da psicologia, pois todos nós, seres humanos, carecemos dela para sobreviver, embora pouco se falasse sobre resiliência. Assim sendo, resiliência é a capacidade da pessoa lidar com problemas, superar obstáculos, ou resistir a situações adversas. Em outras palavras, é ser forte diante de situações extremas da vida. 

E quem é que nunca passou por situações adversas, ou nunca tenha enfrentado obstáculos? Porém, há alguns obstáculos que parecem intransponíveis, e situações que parecem que não vamos sobreviver a elas, e são nessas situações que surge essa capacidade que transforma aquela pessoa frágil e sem forças numa pessoa forte e corajosa. 

A palavra, ou termo resiliência, provém do latim resiliens que significa voltar ao estado normal, isto é, depois de algo ou alguém sofrer uma mutação, emerge uma força natural que faz com que aquela pessoa, situação, ou mesmo algo da natureza, volte ao seu estado normal, isto é, a sua condição de antes.

Em se tratando do ser humano, integrado neste ecossistema, a resiliência vem em socorro de nossas fraquezas e nos fortalece quando achamos que não temos mais nenhuma força. Assim, em termos de psicologia, a resiliência é a capacidade que temos de lidar com os nossos problemas, vencendo os obstáculos e as pressões que sofremos constantemente, seja qual for a situação. 

Enfim, a resiliência é uma “ferramenta” que ajuda na sobrevivência e na tomada de decisão, sobretudo quando deparamos com um contexto onde conflitam a tensão e a vontade de vencer. Nessa hora vem a capacidade de tomar decisões e essas decisões, por mais impensadas que elas sejam, propiciam forças para enfrentar as adversidades e os obstáculos que tencionam nossa capacidade. Deste modo, a resiliência depende de uma combinação de fatores que propiciam as condições para enfrentarmos e superarmos os problemas e as adversidades da vida. Assim sendo, a resiliência de uma pessoa depende da interação de sistemas adaptativos complexos, como o meio social em que se vive. 

Quem desejar saber mais sobre resiliência, numa linguagem acessível, aplicável ao dia a dia, com exemplos e situações concretas, veja o livro de minha autoria, intitulado “Resiliência – Para lidar com pressões e situações adversas”, publicado pela Editora Ideias & Letras.

Sobre o autor

José Carlos Pereira tem pós-doutorado em Antropologia Social, doutorado em Sociologia, Mestrado em Ciência da Religião, Bacharelado em Teologia e Licenciatura Plena em Filosofia. É autor de mais de 70 livros, em diversas áreas, publicados no Brasil e no exterior, além de algumas traduções. Faz parte do Núcleo de Estudos Religião e Sociedade (NURES), do Programa de pós-graduação em Ciências Sociais da PUC/SP; é articulista da Revista Paróquias, da qual também faz parte do Conselho de conteúdo; é assessor do CCM (Centro Cultural Missionário) de Brasília/DF, Organismo da CNBB. Presta consultorias e assessorias em Paróquias, Dioceses, Congregações Religiosas e outras Instituições do Terceiro Setor. 



Comentários