Interinos estão animados na disputa por prefeituras

Das 147 cidades brasileiras de 17 Estados cujos vencedores nas eleições às prefeituras foram impedidos de assumirem seus postos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, várias já realizaram novas eleições e, em poucos casos, os prefeitos que haviam sido impedidos de assumir em janeiro deste ano conseguiram uma vitória no TSE. É caso do prefeito reeleito de Penápolis, região de Araçatuba, Célio José de Oliveira, do PSDB, e Carolina Araújo Veríssimo (PMDB) em Reginópolis, região de Bauru.

Um movimento que tem chamado a atenção é o interesse dos prefeitos interinos disputarem o novo pleito. São vereadores que assumiram o executivo após conquistarem a presidência das câmaras municipais e que, parece, tomaram gosto pela coisa.

Em Cafelândia, por exemplo, região de Bauru no interior de São Paulo, o interino Adilson Cirilo de Paula (PMDB) concorreu nas eleições realizadas no dia 2 de abril, mas acabou em terceiro lugar com 22,7% dos votos válidos. O mesmo aconteceu com o interino José Geraldo de Oliveira (PSDB), derrotado no pleito realizado no último dia 2 de julho na cidade de Itatinga na região de Bauru.

No caso de Penápolis, o interino Rubens Bertolini (Solidariedade) também pretendia concorrer numa nova eleição, o que acabou não acontecendo, já que o eleito ganhou o direito na justiça de assumir seu posto. Bertolini já havia concorrido à prefeitura em 2012. A cidade de Mairinque, na região de Sorocaba, elegerá seu novo prefeito no dia 3 de setembro e o interino Alexandre Peixinho (PP) estará na disputa. Em outras cidades onde já aconteceram ou irão acontecer novas eleições para as prefeituras a movimentação dos interinos foi ou é intensa.

Pirapora do Bom Jesus


Aqui em Pirapora, enquanto o recurso de Raul Bueno junto ao TSE não é julgado, o prefeito interino Dany Floresti tem evitado tratar deste assunto com os assessores mais próximos. Mesmo fazendo parte do grupo político do ex-prefeito Gregorio Pontes Maglio, nada impede que ele também tenha tomado gosto pelo executivo. 

O prefeito interino de Pirapora do Bom Jesus Dany Floresti pode definir seu futuro politico nos próximos dias.

Comentários