A SOLUÇÃO PARA A ANSIEDADE ANTES DO ENEM PODE ESTAR NA INTERNET: VEJA COMO ISSO É POSSÍVEL

A ansiedade dos candidatos que estão se preparando para o ENEM pode ser amenizada com as opções de estudo disponíveis pela internet. É possível encontrar material gratuito de todas matérias, principalmente de Redação.

São Paulo, SP (DINO08/09/2017 

Vai chegando o dia das provas do ENEM e você vê que ainda tem muita matéria para estudar. Bate aquele desespero, não é mesmo? Você teve bastante tempo, planejou os estudos, mas parece que nada fluiu. Você deu aquela relaxada achando que conseguiria recuperar depois com algumas horas a mais em cima dos livros, em grupos de estudo. Porém, ao ver que a data do ENEM está se aproximando, você tem se sentido mais tenso ainda e acaba pensando: “Não vai dar..."

Acalme-se, a maioria dos professores recomendam que é preciso que os alunos tenham em mente que a ansiedade é normal e também necessária nos momentos finais da preparação. Mas isso não pode se tornar comum, pois poderá comprometer todo o seu tempo dedicado aos estudos.

A ansiedade não deve ser vista como algo negativo. Ela pode se transformar na mola propulsora que estimula a ação para o cumprimento de metas. Sem uma dose de ansiedade, talvez, você nem se permitiria o desafio de ser avaliado para garantir uma vaga.

Nem tudo está perdido

Em certo momento você pode até ter pensado em desistir por achar que está tudo perdido. Mas tente ficar calmo, pois a ansiedade nos faz sentir diminuídos a ponto de desistir. E sem dúvida, o tempo que você já dedicou aos estudos não pode ser desperdiçado. E para que isso não aconteça vamos te mostrar algumas dicas.

Conheça outras opções de estudo

O ambiente virtual é um importante aliado para quem está estudando. Por isso, simulados, materiais e aulas pela internet são opções cada vez mais procuradas pelos candidatos. Especialistas orientam os candidatos saber focar no que você tem mais dificuldade, para que o aprendizado evolua e você consiga aprender o que ainda não sabe. 

Se você já cogitou assinar algum cursinho online, assistir videoaulas independentes de professores ou baixar algum material de estudo, deve ter se perguntado se esse formato realmente vale a pena e se é suficiente para o estudo. A resposta é simples, mas ela depende muito do jeito de cada um: tem gente que se organiza melhor com aulas presenciais,e tem gente que consegue se virar sozinho. Mas se você não tem outra opção, por questões financeiras ou pela dificuldade de encontrar um cursinho pré-vestibular na sua cidade, estudar pela internet pode ser uma grande oportunidade.

A maior de todas as facilidades é poder escolher quando, como e onde estudar. Basta ter acesso à internet que a sessão é garantida: sala, quarto, cozinha, ou fora de casa, na biblioteca, escola, e até viajando. Outra vantagem é que o estudante pode montar um plano de estudos personalizado, focando nas próprias dificuldades, e avançar para o próximo tópico apenas quando se sentir totalmente seguro.

Existem inúmeros materiais de estudo gratuitos disponíveis na internet, são ebooks, apostilas, videoaulas, palestras online. Tudo isso disponível para você estudar quando quiser, e tiver disponibilidade. A qualidade do material que está disponível na rede é tão boa quanto os cursos pagos, são desenvolvidas por professores e também focam nas maiores dificuldades dos estudantes, como a redação.

Veja como aliviar as tensões no período de preparação


Dedique horas diárias de estudos, principalmente para as matérias de maior dificuldade; Durma pelo menos 8 horas por noite. O organismo precisa de descanso para assimilar o conteúdo visto ao longo do dia; Cuide de sua alimentação. Frutas, carnes magras e verduras contêm vitaminas e minerais essenciais para a sua saúde; Dedique uma hora para a prática de exercícios físicos e beba muita água. Exercícios contribuem para a manutenção da concentração; Relaxe e se permita momentos de lazer. Um bom filme, ouvir música ou um passeio no shopping irão o estresse acumulado.






Comentários