CÂMARA DE PIRAPORA APROVA LEI QUE DÁ DESCONTOS NO PAGAMENTO DE IMPOSTOS ATRASADOS

Em sessão realizada nesta segunda-feira, 18 de setembro, a Câmara Municipal de Pirapora do Bom Jesus aprovou o Projeto de Lei Complementar 06/2017 enviado pela prefeitura que concede descontos de até 100% para o pagamento de tributos municipais em atraso.

Acompanhe um resumo geral dos debates desta 14ª. sessão ordinária de 2017:

O primeiro debate foi sobre a aprovação do PLC 06/2017. O vereador Elias de Araujo fez uma ressalva sobre o REFIS não atingir também o ano de 2017. O vereador Luciano defendeu o projeto, mas também foi contestado pelo vereador Mauro Vilas Boas. O projeto foi aprovado com a abstenção dos vereadores Elias e Mauro.

A instauração de uma comissão para investigar as informações contidas num áudio gravado pelo ex-diretor da câmara com o presidente da casa, vereador Militão, foi posta em votação e rejeitada, pois contou com apenas três votos a favor (Elias, Mauro e Natália) e a abstenção dos demais vereadores da casa.

Apesar da dispensa da leitura dos requerimentos e indicações dos vereadores, segue um resumo:

O vereador Luciano requereu junto à prefeitura operação tapa-buraco na Avenida Alaor Viegas, altura do terminal de ônibus do Jardim Bom Jesus.

A vereadora Cris Bugallo requereu a retirada da lombada existente na Estrada dos Romeiros, no contorno viário em frente a vidraçaria CJ. Requereu também que a prefeitura interceda junto a Viação Osasco para colocação de cobertura em todos os pontos de ônibus que ligam o bairro Bandeirantes ao centro de Pirapora.

Os vereadores Elias, Mauro e Natália Silveira requereram junto a prefeitura a colocação de lâmpadas na pista de skate e quadra de basquete da Praça Ana Carolina Reston.

O resumo das indicações dos vereadores:

Do vereador Willian Sanches: operação tapa-buraco no Conjunto Habitacional São Benedito; retirada do entulho da Rua Milton Carneiro no Jardim Bom Jesus; melhorar iluminação pública das ruas do entorno da Escola Nercy Daher; e o conserto do telhado da Escola Nila Pontes.

Do vereador Cidinho: colocação de iluminação pública nas vielas das ruas 14, 15, 16 e 17 no Jardim Bom Jesus.

Dos vereadores Elias, Mauro e Natália: colocação de lombada na Av. Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, altura do número 94 no Payol; colocação de uma lombada na Rua José Matias dos Santos, altura do número 462 no Payol; solicitação de limpeza em frente à viela na Rua 4 – Egeu Bento Fraticelli, altura do número 118 no Jardim Bom Jesus; e colocação de faixa de pedestre na Av. Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, altura da EMEI Paulina Kocks no Payol.

Também são desses três vereadores ofícios endereçados à Viação Osasco e à Sabesp com o objetivo de agendar uma reunião com as referidas empresas para tratar de assuntos de interesse da população.

Foi feita a leitura de uma carta endereçada aos vereadores pela família Rocha, sensibilizada pela moção de pesar da Câmara quando do falecimento de Dona Maria José Rodrigues da Rocha.

A seguir os vereadores usaram a tribuna:

O vereador Elias agradeceu a presença de todos com destaque para um grupo de moradores do bairro do Pindaré que reivindicam melhorias na iluminação pública, falando sobre suas ações e de outros vereadores para resolver esta situação.  Em seguida agradeceu a aprovação de seus requerimentos e indicações, disponíveis também na internet. A seguir lamentou a não aprovação de uma comissão para investigar possíveis irregularidades a partir de um áudio gravado pelo ex-diretor da casa, e que devia um esclarecimento a população, principalmente porque agora o ex-diretor Valdir agora estaria trabalhando na prefeitura, como forma de blindá-lo de qualquer coisa. Frisou novamente que o povo merece o máximo de transparência possível. A seguir se defendeu de uma acusação de que seria responsável por compra irregular de ambulância, naquilo que foi chamada no Brasil de Operação Sanguessuga, tendo o problema acontecido em 2004, e que teria assumido a pasta da saúde apenas em 2006 e que o referido convênio foi aprovado.

O vereador Mauro agradeceu a presença de todos. Falou que também se sentia triste pela negação da instauração de uma comissão para investigar o conteúdo do áudio gravado pelo ex-diretor da casa. Disse que se algo acontece de errado precisa ser esclarecido. Falou que o Conselho Tutelar está fechado porque a prefeitura não pagou a conta de luz do prédio onde ele funciona e cobrou explicações. Diz que vai continuar brigando pelas coisas da cidade, como o pessoal da prefeitura que trabalha no sol escaldante sem uniforme adequado, chapéu e sem protetor solar, em condições muito ruins. Sobre o REFIS falou que aprova o projeto, mas só não está de acordo com o fato de os impostos de 2017 terem que estar em dia para poder acertar as coisas do passado. Criticou falhas em operações tapa-buracos pela cidade e iluminação pela cidade, dizendo que a cidade está retrocedendo.

A vereadora Cris Bugallo falou do seu requerimento para pedir cobertura nos pontos de ônibus em pontos da cidade, que já cansou de cobrar isso da Viação Osasco, uma ação muito necessária para proteger a população. Falou que o problema da conta de luz do Conselho Tutelar é pelo fato da conta estar em nome da dona do prédio e quem nem sempre isso tem chegado à prefeitura em tempo para o pagamento. Lembrou que no passado isso acontecia com muitos prédios da prefeitura. Parabenizou o André pela sua promoção ao cargo de secretário de obras, como pessoa obstinada e que foi uma boa escolha para substituir o Dito. Sobre a saúde disse que, sim, tem muita coisa pra melhorar, como em outros municípios, mas defendeu muita coisa boa que existe na cidade. Criticou quem acha que Pirapora está regredindo, que diz que não há remédios na cidade, o que não seria verdade, e que se um funcionário trata mal o munícipe precisa ser repreendido. Falou das especialidades e equipamentos que antes não tinham e agora tem. Disse que sempre pediu explicações diretamente aos prefeitos quando achava necessário, desde a época do prefeito Bananinha. Por fim, defendeu a importância do novo REFIS do jeito que foi aprovado, porque assim como as pessoas a prefeitura não vive sem dinheiro. Disse que ele foi feito para ajudar também as pessoas que estão em atraso com seus impostos/taxas municipais. Tem que ser justo com quem está pagando em dia. Elogiou a Jéssica Lima como nova diretora da casa.

A vereadora Natália reclamou da qualidade da operação tapa-buracos no Payol e da precariedade da prestação dos serviços pela Viação Osasco, como tendo descaso e falta de respeito com a população. Disse que faltou segurança quando da depredação no PSF 2 e que essa é uma área precária na cidade. Também lamentou a não aprovação da comissão para investigar as gravações feitas pelo ex-diretor da casa, pois a população ficaria sem uma resposta dos problemas ali levantados. Lembrou que era dever da casa fiscalizar tudo, o que não estaria acontecendo. Disse que tinha respeito pelo presidente vereador Militão, mas que o eventual não repasse do INSS era crime. Militão disse em aparte que já estava tomando todas as providências cabíveis. Neste momento um bate-boca foi instalado entre os dois.

O vereador Luciano falou que, sem provas, os nomes de alguns vereadores foram jogados no facebook injustamente. Disse que era trabalhador como todos os outros e que era um absurdo darem crédito a um áudio ilegal. Disse que até pensou em abrir um Boletim de Ocorrência contra os três vereadores da oposição por calúnia e difamação, e porque também na tribuna falam o que querem. Disse que hoje, a partir do momento que se coloca uma coisa no facebook, já está sendo acusado tendenciosamente sem prova nenhuma, mas que a vida mostra quem está certo e quem está errado. Depois passou a falar sobre a subprefeitura pela realização da operação tapa-buraco na Rua Dom Gabriel no local certo, e insistiu que precisa ser refeito o requerimento sobre asfalto no Bom Jesus. Quer ser incluído num requerimento do vereador Cidinho sobre aquisição de novos uniformes e nova base para o SAMU. Criticou os vereadores que torceriam por uma situação do ‘quanto pior melhor’, porque tudo está sendo feito da melhor maneira possível. Para ele o Payol nunca esteve tão bem, mas iria continuar correndo atrás de melhorias. Disse que alguém falou em eleição hoje na tribuna, como se alguém estivesse desesperado para ser candidato a prefeito. Falou que as coisas estão andando na medida do possível e o que o Dany não é culpado pela situação em geral da cidade. Disse que o povo foi enganado e agora a culpa por algum problema não é do Dany. Que todos têm que correr atrás de benefícios para a cidade.

A vereadora Cris Bugallo, da bancada, solicitou novamente a palavra para falar do ex-diretor da casa. Ele teria falado no áudio que ela tinha acabado com a vida dele pelas críticas feitas na sessão anterior. Reiterando suas críticas ao ex-diretor lembrou o fato de suas pretensões de ganhar seis mil reais, o que ela não admitia. Disse que estava muito tranquila por ter se abstido do voto quando a formação de uma comissão de investigação. Falou para todos ficar a vontade porque não tem nada a esconder, principalmente por picuinha de gente que vem de fora e só quer encher os bolsos, mas pediu respeito por Pirapora para não virar uma “boca do inferno” que todos sabem como isso pode terminar.

O vereador Elias pediu a palavra e disse que não fez acusação nenhuma contra ninguém, apenas que pediram uma investigação, não apenas pelo PTB, mas por uma comissão, e que divulgar o trabalho pelas redes sociais é um direito e continuarão fazendo. Para a vereadora Cris ele disse que jamais gostaria que ‘isso aqui virasse uma boca do inferno’, mas que tenha transparência.  

O vereador Luciano voltou a falar que quando uma coisa é jogada no facebook, você pode até não ter intensão ao fazer isso, mas tendenciosamente você está sendo acusado de uma coisa da qual nem foi julgado, e que continua achando maldade o que foi feito, pois todos conhecem o caráter de quem está aqui.

O vereador Cidinho falou que em 6 de outubro a Eletropaulo participará de uma reunião com os vereadores para tratar da questão da energia no bairro Pindaré. O vereador Militão também falou sobre a luta pra resolver a questão da iluminação no bairro Pindaré, sobre cobrar a CETESB que estaria atrasando a concretização do Parque Municipal (compensação ambiental pela EMAE) e sobre trabalhar também pela aprovação da cidade como município de interesse turístico que irá gerar muitos empregos, “pois temos que honrar o voto que tivemos”.




Comentários