EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA SÃO FUNDAMENTAIS PARA SKATISTAS E CICLISTAS

A importância do uso dos equipamentos de proteção é fundamental para a segurança de quem anda de bicicleta ou skate e utilizar equipamentos de qualidade pode fazer a diferença.

São Paulo - SP (DINO11/09/2017 

Pessoas de todas as idades podem desfrutar de skate e andar de bicicleta. Essas atividades são ótimas formas de exercício, mas para não correr o risco de sofrer danos e para evitar lesões nessas atividades recreativas, existem algumas orientações importantes que devem ser seguidas. A importância do uso dos equipamentos de proteção é fundamental para a segurança dos praticantes.

Legislação 

As leis de tráfego no país falam apenas do comportamento e sinalização que os ciclistas devem ter no trânsito ou nas vias públicas, mas infelizmente não estabelece a obrigatoriedade do uso do capacete ou qualquer outro tipo de equipamento de segurança para eles. A lei apenas considera que bicicleta é veículo que possui direitos e deveres no trânsito, e podem ser autuados em caso de infração.

No Artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro, determina aos ciclistas os seguintes equipamentos obrigatórios, quando estiverem utilizando as vias públicas, um espelho retrovisor a esquerda, uma campainha e sinalização luminosa nos pedais, na traseira, na frente e na lateral, se estiver trafegando a noite. Ainda segundo a lei, a não existência de vias específicas para bicicleta, o ciclista deve andar na borda direta da rua e no mesmo sentido da via.

Quais são os principais equipamentos

Capacete, luvas, joelheiras e cotoveleiras são os principais equipamentos para estes esportes. Cada parte sensível do corpo estará protegida com o uso desses adereços, pelo menos as que são rotineiramente mais afetadas em caso de queda, outras partes do corpo não sofrem tantos impactos, pois justamente são protegidas instintivamente pelos braços e pernas. Um equipamento a mais que é utilizado por profissionais é colete torácico, nos casos dos praticantes de mountain bike downhill, é a descida de montanhas com bicicleta de forma radical.

Em qualquer incidente com skate e ciclismo áreas como a cabeça, os braços e pernas são muito vulneráveis, é bem comum obter contusões e fraturas ao cair desses aparelhos, muitas vezes não apenas pela intensidade da queda, mas sim por cair de mau jeito. É por isso que os equipamentos de segurança são fundamentais para garantir ou minimizar ao máximo os impactos desses acidentes. É bom ressaltar que sempre deve usar um capacete. Os capacetes são as precauções de segurança mais importantes para ciclismo e skate, certifique-se de que ele se encaixa corretamente.

Esses são só alguns dos motivos que mostram que ter os equipamentos de segurança necessários é muito importante na hora de pedalar ou andar de skate, e os benefícios para o corpo além do exercício é a proteção, mas é preciso tornar isso um hábito, a prática do esporte exige principalmente o capacete para ciclista, e também o fato de escolher um bom modelo para usar é fundamental.

A Almeida Sports é uma empresa especializada em vendas e prestação de serviço no ramo de artigos e equipamentos esportivos, e dispõe de vários equipamentos de segurança que sem dúvida irá precisar, é uma das melhores empresas disponíveis no mercado para a aquisição de artigos esportivos. Acesse agora mesmo o site e adquira todos os equipamentos que precisa.



Comentários