Gravação clandestina causa polêmica entre os vereadores de Pirapora

Circulou pelas redes sociais um áudio gravado clandestinamente pelo diretor da Câmara Municipal de Pirapora do Bom Jesus, Valdir Zanato, em conversa com o presidente da casa Vereador Romilton Militão, onde Zanato cobra aumento salarial e dizendo que estaria recebendo dinheiro por fora para trabalhar, entre outras acusações e insinuações.  O áudio, com mais de 21 minutos de duração e péssima qualidade não deixa claro muitos pontos, mas o fato é que gerou um grande mal estar entre os vereadores.

O presidente da casa Militão abriu a sessão desta segunda-feira, 4 de setembro, se desculpando com a vereadora Cris Bugallo e seu marido Geraldo Bugallo porque teria dito na gravação que eles lhe deviam dinheiro, o que ele desmentiu em plenário. Alegou diversas vezes que foi ingênuo e induzido na conversa com Zanato e que as devidas providências já tinham sido tomadas. Ainda não foi oficializado, mas o que se comenta é que Zanato já teria sido desligado da Câmara.

A discussão entre os vereadores esquentaria bastante no final da sessão, pois a mesa diretora deu início à leitura dos requerimentos, moções e indicações, vamos a elas:

Ofício do presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Cidinho, vice-presidente, vereador Wilian e membro vereadora Cris Bugallo, em resposta ao vereador Elias Araújo, que aguarda notificação pessoal do responsável pelas contas do poder executivo de 2013 para que apresente alegações por escrito no prazo de 15 dias.

Projeto de Lei Complementar nº 5 de 2017 de autoria da vereadora Cris Bugallo, estabelecendo normas para falta justificada ao trabalho de servidor público e outras providências, para o acompanhamento do filho de até seis anos em consulta médica ou medicação domiciliar.

Requerimentos da vereadora Cris Bugallo: cobrando a prefeitura sobre verba para consertar a ambulância que faz remoção de pacientes; possibilidade da prefeitura alterar o itinerário da linha de ônibus que serve o município, passando pela Super Avenida do Payol; possibilidade de instalação de lombada na Super Avenida do Payol; questionando quantas ambulâncias existem na rede municipal de saúde em funcionamento e quantas são disponíveis para as remoções.

Moção de pesar dos vereadores Elias Araújo, Mauro Lucio Vilas Boas e Natália Silveira da Silva pelo falecimento de Dona Maria José Rodrigues da Rocha ocorrido em 31 de agosto passado.
Moção de Congratulações e Louvor de autoria do vereador Luciano Motorista a Funerária Alvorada, na pessoa de Wagner Cortes Silva, pelos bons serviços prestados numa hora tão difícil para as famílias.

Indicações do vereador Wilian da Silva Gil Sanches: solicita iluminação pública na rotatória do Parque das Avencas, próximo a casa de Dona Miriam Reston; solicita operação tapa-buraco na Rua Machado de Assis no bairro Vila Nova; o restabelecimento da base comunitária da Guarda Municipal defronte o Mercado Bom Jesus; troca de telhas na Rodoviária; colocação de refletor na quadra de esportes do Jardim Morro Branco; colocação de refletor na quadra de esportes da piscina olímpica; retirada do entulho acumulado defronte a escola Nila Pontes.

Indicação dos vereadores Elias, Mauro Lúcio e Natália para que a prefeitura interceda junto a Sabesp para a extensão da rede de esgoto em todo o contorno viário Pedro Sabino de Brito. O vereador Elias também falou da necessidade de iluminação na altura do número 1000 da via Ubaldo Lolli.
Indicação do vereador Luciano Motorista para a realização de operação tapa-buracos na Rua Dom Gabriel Paulino Bueno Couto no Parque Payol.

Os vereadores passaram a ocupar a tribuna, muitas vezes para defender seus requerimentos ou indicações, acompanhe um resumo dos debates:

Cris Bugallo: destacou o problema da situação das ambulâncias no município e sobre o serviço de remoção de pacientes, como meio de dar melhores condições de trabalho ao departamento responsável pelo serviço. Cobrou novamente ações de tapa-buracos e recapeamento nas vias de acesso ao Parque Payol. Apoiou o pedido do vereador Wilian sobre a necessidade de iluminação do Pasto do Santo e Parque das Avencas. Citou o vereador Luciano e apoiou sua moção de congratulações à Funerária Alvorada. Defendeu seu projeto de lei complementar que justifica faltas de mães que precisam cuidar de filhos doentes, agradecendo os votos dos demais vereadores.

Luciano Motorista: defendeu sua moção de congratulações a Funerária Alvorada. Falou de seu projeto sobre a linha de ônibus passando pela Super Avenida do Payol, necessitando da instalação de um escadão de acesso no local. Agradeceu ao prefeito Dany por operações tapa-buracos realizadas na cidade e falou de novos pedidos do gênero.

Natália Silveira: Citou vereadora Cris Bugallo por levantar a questão da situação das ambulâncias na cidade e a precariedade na remoção de pacientes. Levantou questões sobre a segurança no município lembrando o roubo de carro de um sargento. Entrou no assunto do áudio gravado com o presidente da câmara e exigiu explicações sobre seu conteúdo, solicitando uma reunião urgente com os demais vereadores para discutir a questão pois, alegou, envolveu o nome de muitas pessoas. Em aparte, o vereador Militão informou que já foram tomadas as medidas cabíveis.

Elias de Araújo: Lembrou novamente da oportunidade de se transferir as sessões da câmara para o período noturno, em virtude da boa presença de público. Parabenizou a Guarda Municipal pela comemoração do seu dia, ocorrido em 3 de setembro, levantando ainda os problemas existentes na área de segurança pública no município. Agradeceu ao deputado Silvio Torres pelo carinho com que tem olhado para Pirapora. Chamou o áudio gravado que circula pela internet como maldito, dizendo que certas horas tem vergonha da casa e de ser vereador por coisas como esta. Disse que não tem como explicar isso para a população. Pediu ao presidente da casa que explicasse seu conteúdo, assim como ao vereador Cidinho que teria sido citado, assim como a outros vereadores. Defendendo os mais de dois mil votos da coligação do PTB, disse que tem o dever de esclarecer essa situação. Questionou a ausência do diretor Valdir, para que as dúvidas fossem esclarecidas, como recebimento de uma verba por fora do salário, repasses do INSS não realizados entre outros.

A vereadora Cris Bugallo retornou à tribuna: disse que se sente envergonhada pela falta de preparo de algumas pessoas na casa e que já havia alertado antes sobre a atuação do diretor Valdir, que não sabia trabalhar com o público. Lembrou a todos que suas contas foram aprovadas quando presidiu a casa, sem ressalvas, lembrando que no seu tempo as pessoas trabalhavam direito e que mandaria embora o atual diretor por justa causa. Também cobrou explicações sobre a gravação, mas todos deveriam ter mais cautela ao julgar seu conteúdo.

Mauro Vilas Boas parabenizou a Guarda Municipal pelo seu dia, lembrando sua estrutura defasada, já que fez da corporação, lembrando da necessidade de uma base adequada no Jardim Bom Jesus. Sobre a questão do áudio divulgado, teve a impressão que tratava os vereadores como ladrões, e um monte de besteiras e a população tem o direito de saber a verdade sobre os contratos existentes na casa. Cobrou as informações sobre repasses do INSS e disse que não tem acordo com ninguém. Questionou a atuação do administrador do Payol, André Fuscão, que teria sido injusto com o funcionário Cesar, entre outros, transferido por motivo fútil e desnecessariamente, já que se tratava de funcionário comprometido com o trabalho. Por fim, criticou os serviços de raspagem de um barranco que está sendo realizado no Payol.

Luciano Motorista disse que se sentia muito mal hoje se referindo à gravação divulgada e desafiou os demais vereadores que provassem que ele tenha recebido um centavo além do seu salário. Disse que renunciaria e mudaria de cidade se isso fosse verdade. Questionou a possibilidade de dar crédito ao diretor da casa depois de uma atitude como a que ele tomou ao gravar uma conversa com o presidente da câmara. Falou também sobre o novo comandante da Polícia Militar e da impossibilidade de ampliar a frota em Pirapora, mas prometeu uma maior parceria com a Guarda Municipal. Reclamou de vereadores que pedem verba para a contratação de assessores, lembrando da situação econômica do país e do município e que isso é um absurdo.  Lembrou novamente da verba de um milhão e seiscentos mil reais repassados pelo FUMEFI para o recapeamento de várias ruas da cidade.

O vereador Cidinho também se declarou muito triste e humilhado por ter sido citado pelo áudio e se colocou a disposição para qualquer investigação. Disse que não tem passado sujo e que o áudio, gravado clandestinamente, tinha outros objetivos. Sugeriu que a casa faça uma auditoria dos últimos anos e acusou o vereador Elias de citar seu nome injustamente. Os ânimos voltaram a esquentar no plenário. O vereador Elias, em aparte, disse que não entendia o nervosismo porque não o acusou nem a nenhum vereador em específico, apenas que seu nome fora citado na gravação.

O vereador Luciano retornou à tribuna para dizer que parabeniza a vereadora Cris Bugallo pelas contas de 2012 que foram julgadas e aprovadas e que isso é um exemplo que não se pode jogar no ar acusações infundadas e que a gravação do áudio foi muito maliciosa, com outros objetivos e que não se pode jogar no ar algo que não se pode provar. O presidente da casa, vereador Militão, disse que foi muito inocente na conversa e que sempre tentou ajudar a todos da melhor maneira possível. O vereador Luciano falou que o vereador Elias também tinha sido malicioso com os demais vereadores na sua fala e, diante de uma discussão mais acirrada o presidente da casa encerrou a sessão.


O vídeo completo com a sessão do dia 4 de setembro está disponível no site da Câmara de Pirapora do Bom Jesus - http://camarapiraporadobomjesus.sp.gov.br/


Comentários