IMAGEM PEREGRINA DE APARECIDA CHEGA A PIRAPORA DO BOM JESUS

Uma manhã de sábado com muita emoção e simbolismo aconteceu em Pirapora do Bom Jesus neste 16 de setembro de 2017: a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. No ano em que se comemoram os 300 anos do encontro da sua imagem no Rio Paraíba do Sul o evento ganha maior significado. Evento este batizado de Projeto Tietê Esperança Aparecida, criado em 2004 pelo padre Palmiro Carlos Paes, de São Paulo, então Pároco da igreja São Luis Gonzaga, de Pirituba, com o desejo de conscientizar a população e as autoridades sobre a importância do trabalho de despoluição e revitalização do Rio Tietê.

Em Pirapora o Padre Palmiro declarou: “sempre pensei na água como um bem finito e vi que este assunto precisava receber mais atenção. Foi com a proposta de olhar o rio como uma vida e um presente de Deus, e não como um esgoto, que decidi dar início a esta peregrinação”.  Acompanhado do pároco do Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus, Padre Sílvio Andrei, o Padre Palmiro desembarcou no Portal dos Romeiros, sempre cercado de muitos devotos emocionados que tocavam a imagem peregrina. Uma missa solene no Santuário do Senhor Bom Jesus encerrou as festividades da manhã.

No projeto, a imagem tem percorrido, em carreatas e procissão fluvial, as várias cidades banhadas pelo Tietê desde sua nascente em Salesópolis. Ela permanecerá em Pirapora por uma semana, quando então seguirá para os municípios de Tietê, Anhembi e Barra Bonita, quando retorna para São Paulo no dia 12 de outubro. Em São Paulo será realizada uma missa solene presidida por Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo.


Comentários