Prefeitura e AES Eletropaulo inauguram primeira subestação de energia de Pirapora

Com investimentos de R$5,2 mi, as obras beneficiarão os municípios de Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba

Nesta quinta-feira, dia 14, a AES Eletropaulo e a Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus inauguraram a primeira subestação (ETD), da cidade. Construída em terreno da Prefeitura localizado à Rua Milton Carneiro, s/n, no Jardim Bom Jesus, a nova subestação de transformação de energia elétrica a partir de agora já se encontra energizada, mas a completa distribuição para a população seguirá um cronograma da empresa, que beneficiará cerca de 40 mil pessoas de Pirapora e Santana de Parnaíba. A AES Eletropaulo investiu até o momento R$ 5,2 milhões entre as obras da subestação e substituição de outros equipamentos para a rede de distribuição.

Participaram do evento o secretário de Obras e Serviços Municipais de Pirapora, Benedito Flávio Pallazzoli, representando o prefeito Dany Floresti, o diretor de Relações Institucionais da AES Eletropaulo, Marcos Mesquita, o engenheiro responsável pelas obras, Gerson Pimentel, e o gerente de manutenção da sub-transmissão, Carlos Tonoli, entre outras pessoas. Os presentes fizeram uma visita técnica nas novas instalações para conhecer os detalhes técnicos da sua operação.

Para o secretário Benedito: “Essa conquista se deve a uma parceria iniciada na gestão anterior e que teve total apoio da atual. Um investimento desse porte na região, além de propiciar novas possibilidades de crescimento e desenvolvimento para o município, trará melhoria significativa na qualidade de energia elétrica de forma imediata”, finalizou o secretário.

Um processo totalmente automatizado

Segundo Carlos Tonoli: “O princípio de funcionamento da subestação é o seguinte: a energia elétrica transmitida pelas linhas deriva para os equipamentos de entrada da subestação, vai passar pelo para-raios, pela seccionadora e pelos dois disjuntores de potência de entrada. A partir daí eles vão alimentar os transformadores, onde entram 88 mil volts e que serão rebaixados para 13 mil e oitocentos volts. Depois de passar pelos transformadores esses 13.8 mil volts serão transmitidos para os equipamentos de distribuição, passando por disjuntores tanto de manobra como de proteção, aí sim vai para a rede aérea das localidades, também providos de outros transformadores para chegarem às residências e empresas, atingindo os 220 volts na linha final. Esse em linhas gerais é o trabalho executado pela subestação. Todos os equipamentos hoje são de ponta, de alta tecnologia, o que há de melhor no mercado. Toda a parte de proteção e controle da subestação é digital, dotada de flexibilidade de manobra, por isso tem dois transformadores. No caso de uma manutenção programada, um processo contínuo executado pela Eletropaulo, podemos fazer uma manobra sem que haja nenhuma interrupção da energia para o nosso cliente. Todas as subestações da Eletropaulo são automáticas, aqui não há presença humana para operar, e são monitoradas remotamente na nossa central de operações localizada em Barueri, uma central que funciona 24 horas e todos os equipamentos das quase 200 subestações que a Eletropaulo possui são monitoradas em tempo real nesta central. Se necessário, acionamos equipes locais para uma manutenção. Nosso fornecimento de energia oferece uma segurança de ponta, com todos os equipamentos automáticos. Temos um completo domínio da instalação, com alarmes e, em pouco tempo, conseguimos tomar as medidas necessárias, daí a importância de uma boa manutenção preventiva. Com tudo isso podemos garantir que Pirapora terá uma melhor estabilidade no fornecimento de energia elétrica, com flexibilidade, contingência de manobras, e maior rapidez no restabelecimento do sistema em caso de alguma ocorrência”, concluiu Carlos Tonoli.






Comentários