AULAS DE INGLÊS E INFORMÁTICA PODEM AJUDAR A PREVENIR DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS

No Sollar Vile Garaude, idosos têm aula de inglês, informática e rodas de leitura para estimular a mente e evitar doenças neurodegenerativas

São Paulo (DINO08/02/2018 

Muito se fala sobre a importância da atividade física na terceira idade como forma de preservar o bem-estar e evitar doenças. Mas, além de prevenir problemas crônicos como hipertensão e diabetes, também é preciso conscientizar e estimular os idosos a realizar exercícios cerebrais para cuidar da mente, que tende a enfraquecer com o passar dos anos.

Segundo a Dra. Sandra Garaude Greven, geriatra responsável pela equipe médica multidisciplinar do Solar Ville Garaude, leitura, aulas de inglês, informática e outros estímulos intelectuais contribuem para a prevenção de doenças neurodegenerativas relacionadas à memória e à cognição. "Para aprender, o indivíduo precisa acessar a memória recente e a concentração. As aulas de inglês também possibilitam o exercício de várias formas de linguagem. Esses mecanismos são essenciais para fortalecer a mente", explica a especialista.

No Solar, as aulas ocorrem com frequência e a participação costuma ser intensa. Uma das atividades com maior adesão no hotel são as rodas de leitura e discussão, que ocorrem na biblioteca. "Eles adoram refletir a respeito dos textos, ouvir os questionamentos dos amigos e ir além do que foi dito ou lido", relata Pedro Garaude, diretor do Solar Ville Garaude.

Além da melhora na cognição, Dra. Sandra ressalta que as aulas também trazem benefícios psicossociais importantes na terceira idade e que já notou diferenças em seus pacientes quando os mesmos começaram a ter aulas de informática, atualidades e inglês. "Notamos que para eles realizarem essas atividades há uma conexão importante entre eles, além de estimular a sociabilização, o intelecto, a cognição e a memória. Ou seja, vamos além do estímulo físico. Entendemos que a mente é essencial à vida."

Estímulo e ambiente

Outra questão importante para o cuidado com a mente na terceira idade, além das aulas e dos estímulos de conhecimento, é o cuidado com o ambiente em que o idoso se encontra, já que o meio externo pode contribuir para doenças neurodegenerativas e também doenças psicológicas, conforme pontua a especialista. "Os transtornos de ansiedade, depressão, angústia e medos excessivos, por exemplo, podem ser controlados e dependendo do nível, evitados", explica Greven.

A médica comenta que quando os idosos chegam ao hotel passam por uma avaliação prévia, na qual são mensuradas suas necessidades e expectativas quanto ao espaço, além da apresentação das atividades diárias e do processo de ambientação. A equipe multidisciplinar do Solar é composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, gerontólogos, nutricionistas e educadores físicos. "É uma questão de cuidado, preparo, acompanhamento e carinho. A vida não acaba na terceira idade e não precisa ser monótona, ela apenas muda, o que não significa que as mudanças sejam ruins. Elas são inevitáveis com o passar dos anos e fazem parte do processo de envelhecimento, porém o idoso pode continuar tendo qualidade de vida, bem-estar físico e mental com uma rotina prazerosa e rica em atividades", completa a médica.


Comentários