NOVA LEI REGULAMENTA A MANUTENÇÃO DE AR-CONDICIONADO EM EMPRESAS

Em janeiro de 2018, foi aprovada uma lei que obriga a manutenção de ar-condicionado em prédios privados coletivos e públicos. Essa regulamentação faz com que as empresas tenham um plano de manutenção, controle de climatizadores e eliminem os possíveis riscos à saúde.

Atibaia - SP (DINO14/02/2018 

Em janeiro de 2018, foi aprovada uma lei que obriga a manutenção de ar-condicionado em prédios privados coletivos e públicos. Essa regulamentação faz com que as empresas tenham um plano de manutenção, controle de climatizadores e eliminem os possíveis riscos à saúde. Todas as empresas devem seguir as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para controlar os poluentes químicos, físicos e biológicos. Os ambientes climatizados como hospitais e laboratórios, devem continuar a seguir seus regulamentos específicos. 

Por serem úteis nos dias quentes, os aparelhos de ar condicionado são muito usados em empresas para climatizar o ambiente e permitir que as pessoas trabalhem em um temperatura agradável, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendado a temperatura de 24°C para qualquer ambiente que use esse aparelho. No entanto, a manutenção desses itens é essencial para evitar qualquer tipo de contaminação. O ar-condicionado filtra o ar e armazena vários resíduos nos filtros, que se não forem trocados ou limpos periodicamente, começam a soltar essas sujeiras. Há casos, em que as impurezas comprometem peças como os ventiladores e o resfriamento, pois os resíduos dificultam a passagem do ar. 

Com a sujeira armazenada dentro do ar condicionado, fungos começam a se formar ali, e quando levados para o ambiente, causam doenças e provocam crises alérgicas em pessoas com quadros de rinite, sinusite, bronquite e asma. Se os colaboradores ficarem doentes, terão de ficar afastados até se recuperarem, isso fará com que o trabalho acumule e a empresa tenha um baixo rendimento. 

A manutenção de ar-condicionado não é difícil, há aparelhos próprios para a limpeza, que retiram toda a sujeira sem que seja necessário desmontar o equipamento. Para empresas que possuem mais de um climatizador em seu prédio, esse kit de limpeza é de grande ajuda. A Alkamac , empresa especializada em máquinas de limpeza para ar condicionados , explica que a manutenção constante aumenta a vida útil do produto e evita gastos desnecessários para a empresa. "Apesar da assistência com máquinas corretas ser o bastante para eliminar qualquer vestígio de sujeira, é aconselhado que uma manutenção preventiva seja feita anualmente por uma equipe especializada", afirma.

Embora a limpeza aumente o tempo de vida do produto, em certos casos é importante trocar de aparelho. Ar-condicionados com mais de dez anos devem ser substituídos por equipamentos mais novos, pois começam a apresentar defeitos em peças que não são mais produzidas, o que impede a troca desses itens. Encontrar aparelhos que sejam econômicos também ajuda no desempenho. Quando as empresas aplicam a lei sancionada, melhoram a performance do aparelho, além de que fazer com que a instituição pense nos colaboradores e no custo benefício gerado ao manter a manutenção de ar-condicionado. 



As empresas especializadas no desenvolvimento de soluções para os problemas causados pela climatização artificial dos ambientes estão comemorando a promulgação da nova lei. É o caso da Hoigá Filtros, fundada em 1994, que há anos desenvolveu um Filtro Bacteriológico que elimina mais de 90% dos agentes contaminantes microbianos, segundo testes realizados na Universidade de São Paulo (USP) pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas - divisão de Biotecnologia. O sócio-diretor da Hoigá Filtros, o engenheiro Isaac Fernandes Filho, afirmou: “talvez agora consigamos convencer os responsáveis pela manutenção dos ambientes climatizados da importância da instalação de filtros que retenham e eliminem os riscos que a contaminação aero gênica representa para a saúde pública, principalmente naqueles ambientes onde se espera que as pessoas internadas já com baixa imunidade, como hospitais e clínicas, saiam curadas e não que contraiam infecções muitas vezes letais ou de difíceis tratamentos e controle. Muito importante que o governo obrigue todas as empresas a seguir rigorosamente o PMOC”, conclui o engenheiro.

Para conhecer os detalhes do Filtro Bacteriológico e outras soluções em Filtração Industrial visite o site da empresa, o endereço é http://www.hoiga.com.br/ ou pelo telefone (11) 99906-3710.


Comentários