PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS AJUDA A MELHORAR DESEMPENHO

Especialista dá dicas de como estimular os estudos em casa

Curitiba, Paraná (DINO19/02/2018 

Com o recomeço do ano letivo, período de adaptação e de retomada no ritmo dos estudos, os pais podem ser verdadeiros aliados dos filhos. Existe um consenso entre especialistas em educação de que o interesse dos pais na vida escolar dos filhos pode trazer resultados diretos no desempenho do estudante em sala de aula. 

Para a gerente de educação dos Colégio Sesi, Lilian Luitz, mais do que ajudar os filhos nos deveres de casa, por exemplo, os pais podem assumir um papel de incentivadores de conhecimento. "Incentivar a leitura, compartilhar conhecimento, estimular novas atividades. Tudo isso desperta nas crianças e adolescentes a curiosidade e amplia o universo de conhecimento, muito importante para desenvolver o senso crítico", diz.

Além disso, a profissional também explica que o acompanhamento da vida escolar dos filhos vai além do que ir às reuniões entre pais e professores. "Perguntar como foi o dia na escola, descobrir o que os filhos estão estudando naquele momento, o que estão achando, suas aptidões e dificuldades, faz toda a diferença, pois os coloca como protagonistas deste momento", reforça.

Para os pais de adolescentes que vão se preparar em 2018 para prestar vestibulares, a participação é ainda mais importante. "Costuma ser um ano em que a pressão é grande e que o volume de estudos é muito intenso. 
Além disso, é aquele período em que o estudante tem que tomar decisões importantes sobre o seu futuro e conversar e, principalmente, escutar os filhos neste momento é fundamental para aliviar a tensão", recomenda.

Na prática

A gerente de educação dos Colégio Sesi elencou algumas medidas que podem ser adotadas no dia a dia da família para contribuir com o desempenho escolar:
1. Não cobre apenas - estimule, motive, prestigie, converse;
2. Pergunte sobre o dia na escola, quais assuntos está aprendendo, ouça com atenção;
3. Leia em voz alta, estimule novas leituras, incentive novos interesses;
4. Promova atividades ao ar livre, que sempre estimulam a criatividade e ampliam o universo cultural;
5. Ajude no plano de estudos: essa dica é válida principalmente para os pais de quem vai fazer vestibular; colabore na organização do tempo e fique atento a possíveis excessos e aquela eventual procrastinação que pode prejudicar o desempenho do aluno.

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. As Faculdades da Indústria têm se firmado como organização que contribui para o desenvolvimento das indústrias e o desenvolvimento da sociedade. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.





Comentários