SMARTPHONES SÃO OS NOVOS VILÕES PARA O SONO DAS CRIANÇAS

Uso do aparelho antes de dormir provoca vários malefícios à saúde

Santos, SP (DINO06/02/2018 

Se, antigamente, o medo do escuro era motivo de ansiedade para as crianças na hora de dormir, o vilão do sono mudou de forma e se transformou em um aparato tecnológico de ponta – para o desespero dos pais. Os smartphones, que entram na vida das crianças cada vez mais cedo, têm provocado várias alterações no sono e trazem malefícios à saúde.

Uma pesquisa realizada pelo King’s College, em Londres, revelou como esse hábito provoca problemas no comportamento e na parte fisiológica dos pequenos. Para isso, avaliou mais de 125 mil crianças e adolescente na faixa entre 6 e 19 anos de idade. A primeira disfunção detectada já era de se esperar: uma queda considerável na qualidade do sono. Entretanto, questões como a obesidade infantil e até mesmo a depressão foram identificadas nessa amostra, o que evidenciou a proporção desse problema para os pais, para a saúde pública e mesmo para as empresas de tecnologia. 

Os hormônios relacionados ao sono, à saciedade, ao crescimento e à estabilidade emocional são alterados com o uso do aparelho, o que pode levar às disfunções mencionadas. Além disso, a luz insistente da tela confunde o corpo – que deveria produzir melatonina à noite, no escuro – e faz com que a criança acorde mais vezes durante o período, tenha dificuldades para pegar no sono a apresente problemas de memória e aprendizagem devido à falta de repouso adequado. 

A repercussão de pesquisas como a do King’s College chegou a tal nível que um grupo de investidores redigiu uma carta aberta à Apple pedindo que a empresa elaborasse dispositivos para limitar o uso dos smartphones a crianças e jovens. Enquanto isso não acontece, os pais podem tomar algumas medidas, como tirar o celular dos pequenos cerca de 1 hora antes de dormir. E não vale deixar o aparelho no quarto, pois a expectativa de ver novas mensagens também pode tirar aquele sossego tão importante para embalar uma noite de sono restauradora. 


Comentários